fbpx

Alegria tem a ver com Saúde?

Você sabia que a alegria e saúde estão ligados de várias formas?

Uma delas é através dos hormônios da felicidade, que são substâncias químicas produzidas pelo nosso corpo que geram sensações de bem-estar, prazer e recompensa. Alguns desses hormônios são a endorfina, a serotonina, a dopamina e a ocitocina. Visto pelo lado puramente material [do corpo humano] verificamos que algumas atividades são de grande importância e afetam diretamente a alegria, que por sua vez, afeta a saúde e a felicidade.

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

A endorfina, por exemplo, é liberada quando praticamos atividades físicas, rimos, ouvimos música ou sentimos dor. Ela tem um efeito analgésico e relaxante, que alivia o estresse e melhora o humor.

A serotonina, por sua vez, é liberada quando nos expomos ao sol, comemos alimentos saudáveis, meditamos ou recebemos elogios. Ela tem um efeito antidepressivo e regulador do sono, do apetite e da temperatura corporal.

A dopamina, por outro lado, é liberada quando alcançamos uma meta, aprendemos algo novo, nos apaixonamos ou fazemos sexo. Ela tem um efeito motivador e estimulante, que aumenta a concentração, a memória e a criatividade.

A ocitocina, por fim, é liberada quando abraçamos, beijamos, amamentamos ou fazemos caridade. Ela tem um efeito afetivo e social, que fortalece os laços emocionais, a confiança e a empatia.

Esses hormônios da felicidade, além de melhorarem o nosso estado de espírito, também beneficiam a nossa saúde física, pois fortalecem o sistema imunológico, previnem doenças cardiovasculares, reduzem a pressão arterial e combatem inflamações.

Podemos observar que, definitivamente, são nossas ações que liberam esses hormônios, ou seja, nossas ações, hábitos são fundamentais para nossa felicidade. Daí repensarmos nossos dia a dia, tirando um tempo para nós para que possamos fazer atividades para nosso benefício e para os demais, isso sempre causa uma sensação de bem-estar.

Portanto, podemos concluir que a alegria e a saúde estão ligados de forma positiva e recíproca, ou seja, quanto mais alegres somos, mais saudáveis ficamos, e quanto mais saudáveis somos, mais alegres nos sentimos.

por: Ricardo Oliveira

Fonte: Canal Dicas de Saúde e Alimentação
Telegram: https://t.me/dicasdesaude_alimentos

Compartilhe

Um Centro de Excelência à sua Disposição

Veja abaixo nossa Estrutura e Organização

(toque na foto para ampliar)

Depoimentos e Avaliações de Membros

Precisa de Ajuda? Escolha a melhor opção abaixo:

Sobre nós

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?