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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Algumas Dicas importantes

Alguns especialistas nos dizem que uma alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Ela deve ser variada, equilibrada e adequada às necessidades de cada pessoa. Uma alimentação saudável traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Veja alguns deles:

– Previne o surgimento de doenças e reforça o sistema imunológico.

Uma alimentação saudável ajuda a proteger o organismo contra infecções, inflamações, alergias e doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer e problemas cardiovasculares.

– Ajuda a perder peso e a mantê-lo.

Uma alimentação saudável evita o consumo excessivo de calorias, gorduras saturadas, açúcares e sal. Ela também favorece a ingestão de fibras, proteínas magras, frutas, verduras e legumes. Esses alimentos ajudam a controlar o apetite, aumentar a saciedade e acelerar o metabolismo.

– Aumenta a qualidade do sono.

Uma alimentação saudável contribui para regular os hormônios que influenciam no ciclo do sono. Ela também evita alimentos que podem causar insônia ou sonolência excessiva como cafeína, álcool e alimentos pesados ou picantes.

– Melhora o sistema digestivo.

Uma alimentação saudável facilita a digestão dos alimentos e previne problemas como azia, refluxo, gastrite, úlcera e constipação. Ela também melhora a saúde intestinal ao estimular o crescimento de bactérias benéficas que auxiliam na absorção dos nutrientes e na defesa contra agentes nocivos.

– Fornece mais disposição e energia para as atividades diárias.

Uma alimentação saudável garante o fornecimento adequado de carboidratos complexos (como cereais integrais), vitaminas (como as do complexo B) e minerais (como ferro) que são essenciais para produzir energia nas células. Ela também evita alimentos que podem causar fadiga ou cansaço como doces refinados ou fast-foods.

– Permite manter uma aparência saudável.

Uma alimentação saudável ajuda a manter a pele hidratada, firme e luminosa ao fornecer água (através da ingestão de líquidos) e antioxidantes (como vitamina C) que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ela também ajuda a manter os cabelos brilhantes e fortes ao fornecer proteínas (como queratina) e minerais (como zinco) que são importantes para sua estrutura.

– Melhora o humor.

Uma alimentação saudável influencia positivamente no estado emocional ao fornecer aminoácidos (como triptofano) que são precursores de neurotransmissores (como serotonina) que regulam as sensações de bem-estar, prazer e felicidade. Ela também evita alimentos que podem causar irritabilidade ou depressão como álcool ou alimentos ricos em gorduras trans. Como você pode ver uma alimentação saudável pode dar saúde em vários aspectos da sua vida. Por isso é importante escolher bem os alimentos que você consome diariamente. Para ter uma alimentação saudável você deve seguir algumas dicas simples:

– Comer pelo menos cinco porções de frutas, verduras ou legumes por dia;

– Preferir cereais integrais aos refinados;

– Consumir carnes magras sem gordura aparente;

– Evitar frituras ou alimentos gordurosos;

E aí, gostou dessa dica? tente repensar nem que seja um pouco sobre seus hábitos alimentares e siga em frente.

por: Ricardo Oliveira

Fonte: Canal Dicas de Saúde e Alimentação

Telegram https://t.me/dicasdesaude_alimentos

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