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Dicas de como melhorar seu humor

Para melhorar o humor de maneira eficaz podem ser feitas pequenas mudanças de hábitos como, técnicas de relaxamento, alimentação e até atividades física. Pois desta forma, o cérebro será estimulado a aumentar a concentração de seus hormônios reguladores de humor como a serotonina, dopamina, norepinefrina e ácido gama aminobutírico (GABA). Vale lembrar que o bom humor é um estado dependente do bem-estar do corpo e da mente, mas devido as tarefas do dia a dia pode ser afetado por maus hábitos, como estresse diário no trabalho ou em casa, dormir pouco, não ter um tempo para fazer o que gosta ou não reservar um tempo para se exercitar, podem levar ao desequilíbrio hormonal, que desencadeia o mau humor.

Confira 5 dicas de ações que podem ser feitas para ajudar a melhorar o humor:

1. Dormir bem

Dormir pelo menos 8 horas por dia é essencial para que o cérebro possa descansar dos afazeres diários e conseguir realizar suas funções químicas, que incluem a produção de hormônios que aumentam a sensação de bem estar e descanso, e consequentemente melhoram o humor. Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse. Porém existem pessoas que conseguem ter um sono com menos tempo e mesmo assim ter qualidade, então a quantidade de horas pode ser flexível. Pelas nossas experiências o ser humano tem condições de diminuir suas horas de sono e mesmo assim ter qualidade, como se criasse novos hábitos. O ser humano realmente é uma caixa cheia de surpresas.

2. Atenção a alimentação

Certos alimentos como o feijão, amêndoas, banana, salmão, nozes e ovos, podem auxiliar na produção de dopamina e a serotonina, que são os hormônios da felicidade e bem estar, além de ajudarem a regular o sistema nervoso, melhorando o humor e reduzindo o estresse e ansiedade. Neste ponto podemos dizer que o corpo do ser humano é realmente uma fábrica de maravilhas, pois ele internamente transforma os alimentos e na dosagem que o próprio organismo esteja necessitando. Nossa principal orientação neste sentido é que consumam alimentos frescos, principalmente aqueles livres de produtos químicos, orgânicos ou melhor ainda, os que tem origem natural. É difícil encontrar e muitas vezes tem o preço, que é mais caro, mas em se tratando de saúde é algo que devemos pensar realmente como investimento a longo prazo.

3. Fazer uma atividade que goste

Reservar um tempo para fazer uma atividade que goste como ler, ouvir música, desenhar ou andar de bicicleta, também é uma forma de aumentar os níveis de endorfina, que é liberado pela hipófise e hipotálamo e atua como neurotransmissor, promovendo a sensação de prazer e melhorando o humor. Uma das formas que sempre recomendamos é usar a arte para que a pessoa realmente se sinta bem e melhor. Quando se assiste a programas, seja de shows, filmes, documentários ou coisas do tipo que emocionam o ser humano, que trazem a tona o seu melhor, como empatia, ações valorosas em prol do ser humano etc, ou seja, o melhor que o ser humano tem, isso realmente transforma a pessoa, melhorando toda vez que isso acontece, trazendo um bem estar impressionante. Temos muitos casos que acompanhamos que tiveram resultados maravilhosos através da arte.

4. Atividades de relaxamento

As atividades de relaxamento como a meditação e ioga, uma leitura imersiva de algo que goste, reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, além de ajudar a entrar em contato consigo mesmo, muitas vezes deixando claro sentimentos que não se percebe ao longo do dia a dia. Isto torna mais fácil o processo de se aproximar do que faz bem, e abandonar costumes que podem causar tristeza e angústia. Isso também pode funcionar com atividades artesanais e outros do tipo, e se tivermos como foco ajudar as pessoas com a beleza, arte , os resultados são visíveis.

5. Terapias alternativas

Terapias holísticas, as mais diversas como a Terapia Japonesa EHT, musicoterapia e outras, são práticas que ao longo do tempo, podem melhorar o humor, até mais que isso contribuindo para a melhoria geral do ser humano. Por proporcionar relaxamento e autoconhecimento, ajudando a lidar melhor com situações que anteriormente poderiam causar estresse e esgotar a energia da pessoa. Além destas, hábitos de tirar um tempo para você para leitura, arte e outras atividades, podem ser feitas em conjunto com outras atividades diárias, é uma ótima técnica para melhorar o humor. Este tipo de terapia costuma ser considerada como complemento de situações clínicas, como ansiedade e estresse, que podem afetar o humor e levar a estados de raiva, por exemplo. No entanto, essas terapias não devem substituir o tratamento indicado pelo médico.

Quando o mau humor pode ser doença

Em certos casos quando o mau humor está em conjunto com cansaço que não passa e irritação extrema, que não melhora com a mudança de hábitos e a prática de todos os recursos necessários para isso, recomenda-se que um médico seja procurado, para que se possa descartar alguma doença como hipertireoidismo, diabetes, Alzheimer e Acidente Vascular Cerebral, por exemplo, que pode afetar o humor e levar a episódios de ira que desaparecem ao controlar a doença de base. Quando o mau humor é frequente, não está associado com doenças orgânicas e não melhora com mudança no estilo de vida ou tratamento indicado pelo médico, pode ser necessário que a pessoa seja encaminhada para tratamento com o profissional adequado, como psicólogo, isso porque pode ser indicativo de alterações mentais, como a distimia, por exemplo. Enfim, mesmo sendo esse o caso, com a atuação de diversas atividades como coladas acima podem contribuir imensamente para uma mudança do quadro geral. Recomendamos também leitura de cunho espiritualistas, que visam uma reorganização espiritual que o Portal do Conhecimento que está no site da Terapia Japonesa EHT, que já ajudou um número incalculável de pessoas.

Fica a dica.

por: Ricardo Oliveira

Fonte: Canal Dicas de Saúde e Alimentação
Telegram: https://t.me/dicasdesaude_alimentos

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